quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O sal- etiqueta na cozinha e informações teórico-práticas

Quase o ingrediente secreto da cozinha, com um grande poder: realçar o sabor ou acabar com um prato ( tanto a falta quanto o excesso).

Para iniciarmos, é importante a ressalva de que tudo que falarei é fruto da minha experiência e horas/fogão, por assim dizer.

1.1. Sal não é tempero. Ele realça o sabor dos alimentos, se usado na medida correta.
1.2. A medida correta do sal é feita com as mãos. A famosa "mão de sal", pessoal e intransferível. Sua mão é sempre a mesma, a quantidade de sal que cabe na ponta dos dedos ao uni-los é sempre a mesma. Quando nos acostumamos a salgar dessa forma, utilizamos muito menos sal, e dificilmente erramos a medida. Esqueça a colher na hora de colocar o sal. Esqueça.
1.3. Isso é tão sério para quem cozinha com frequência, que se durante a preparação de uma refeição eu não usar a minha "mão de sal", não importa quantas vezes eu tenha experimentado o que está sendo feito, mexido a panela, picado ingredientes, não considero que fui eu quem cozinhou.
1.4. Logo um bom saleiro é aquele que permite que você utilize as mãos para pegar o sal.


1.5.  O sal se dissolve muito rápido quando entra em contato com a água. Para alimentos cozidos, acrescente o sal depois da fervura. Para alimentos assados, acrescente o sal antes de colocá-los no forno, ele ajudará a liberar os sabores e o suco dos alimentos.
1.6. Podemos educar as nossas papilas gustativas a respeito do sal. Quanto mais você usar, mais insensível será.
1.6. Saleiro na mesa não! Não! Nããããoooo! Ele aumenta muito a ingestão de sal ( para quem o usa) e decreta que o cozinheiro não é bom. Sei que cozinhei mal se alguém me pede sal ( p.s. rimou).
1.7. O melhor sal de todos é o Sal do Himalaia, por muitas razões. Informações: 
1.8. Depois do sal do himalaia de preferência ao sal marinho, e em último caso, vida ou morte, passe ao sal refinado.
1.8. Por fim, sal não é tempero. Invista em temperos, condimentos e especiarias, e terá uma vida mais saborosa e menos salgada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário